AMUREL – Prefeitos decidem criar consórcio que poderá viabilizar Usina de Asfalto

Prefeitos da maioria dos 18 municípios associados da Amurel reuniram-se na manhã desta sexta, 2, em assembleia extraordinária para tratar de um tema prioritário: a implantação de uma usina de asfalto que possa atender à demanda de todos os municípios da região, de maneira mais ágil, eficiente e com menor custo. O assunto foi trazido a público pelo presidente da Amurel, prefeito de Tubarão Joares Ponticelli, durante a vinda do governador Raimundo Colombo a Tubarão no último dia 23 de maio. Diante do sinal positivo do governador, que acenou com a possibilidade de ajudar a região à executar esta ideia, o assunto foi posto em discussão em caráter de urgência pelo presidente.

Representantes de uma empresa que atua em Santa Catarina e Paraná de venda, instalação e manutenção de máquinas para usinagem de asfalto apresentaram aos prefeitos sugestões de usinas, com diversas capacidades de produção. Também repassaram algumas informações de uma usina em funcionamento no Oeste do Estado, mantida por um consórcio com 15 municípios. O próprio prefeito de Jaguaruna Edenilson Montini da Costa esteve recentemente no Oeste em visita à usina para conhecer o sistema de perto.

Ao final da reunião ficou decidido que a será constituído um consórcio multifinalitário cujo modelo de funcionamento será buscado nos consórcios já existentes em Santa Catarina e a usina será gerida pelo consórcio. Enquanto isso, a assessoria jurídica da Amurel também estudará os aspectos legais que devem ser respeitados no relacionamento entre consórcio, municípios e usina de asfalto. O presidente solicitou o máximo de urgência nas tratativas deste tema e também garantiu que conversaria o mais breve possível com o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e com o governador sobre esta demanda.

Fonte: Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da Amurel